terça-feira, 30 de junho de 2015

Casar é outra coisa

     Casamento não é coisa de 'católico praticante'. Não tem nada a ver com religião, ser ateu, deixar de ser. Não se pode confundir cerimônia de casamento na Igreja, os noivos, os padrinhos com a instituição do casamento. Casar não é aquela cerimônia.

     O casamento é o pacto, o sim do homem à mulher e da mulher ao homem, com vistas ao bem do casal e da prole. As pessoas se casam para formar um família, para ficarem juntas, cuidar um do outro e os dois cuidarem dos filhos.

     Casamento, tem que ter por princípio a durabilidade e a fecundidade. O primeiro já está comprometido pelo divórcio; o casamento gay acaba com o princípio da fecundidade. Ou seja, falta quase nada para destruir o casamento, e com ele, a família.

      Para a Igreja Católica, o matrimônio é sacramento e foi instituído por Deus. É o primeiro sacramento que aparece nas Sagradas Escrituras (" E o homem deixa a sua casa, une-se à mulher e eles se tornam uma só carne). Está no Gênesis.
 Depois, Nosso Senhor Jesus Cristo reforçou a sacralidade do matrimônio quando fez Seu primeiro milagre nas Bodas de Caná. 


    Mais que isto: a Igreja é chamada a Noiva do Cordeiro. Jesus Cristo é o Esposo. Cristo é a cabeça, a Igreja Seu Corpo Místico. Jesus Cristo não se casou porque já tem uma esposa, a Igreja. É por isto que sacerdotes não se casam, eles representam Jesus Cristo, agem in persona Christi. Como seu Senhor, os sacerdotes são fiéis à Igreja.  

   Mas o matrimônio, o casamento, a família não pertecem á Igreja católica. São criações da raça humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário