sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa: comprar para quê?

* Copa do Mundo movimenta a maior paixão do planeta, envolve cifras milionárias, potencializa egos oceânicos, atende interesses diversos, expõe falhas humanas e prodigaliza genialidades incomparáveis. Para quê comprar resultado? Não precisa.

* O juiz japonês foi absolutamente honesto: roubou um pênalti do Brasil (sobre Kaká aos 3mim13seg) na partida contra a Holanda, na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e devolveu hoje sobre a Croácia. O meret(r)íssimo juiz foi o mesmo nos dois jogos. A Holanda perdeu para a Fúria espanhola, e o Brasil voltou para casa, culpando Dunga.

* A Copa de 2002 também estava comprada? No jogo contra a Turquia, placar 1 X 1, Luizão se jogou, merecia cartão amarelo e, em vez de disto, o juiz (outro 'japa') deu pênalti a favor do Brasil. A Turquia caiu fora, naquele ano o Brasil ganhou a Copa.

* A Inglaterra também foi descaradamente roubada na Copa da África do Sul. Futebol é bom por causa disto.

* Remember 1978. O Brasil foi o terceiro colocado, invicto! A Argentina foi para a final por saldo de gols: o Peru deixou entrar seis gols inacreditáveis (e bem pagos?). E a Argentina levou o caneco. Adivinha contra quem los hermanos jogaram a final? Contra o Carrossel Holandês, que nos eliminou em 2010, possivelmente por conta daquele pênalti roubado pelo juiz japonês que hoje roubou um pênalti a nosso favor, contra a Croácia.

* Delenda FIFA? Podemos tentar.

* Alguém acha que Pelé jogava bonito todo dia? Pepe, seu companheiro do Santos, ri ao contar que tinha dia que o crioulo jogava bola quadrada.

* (eu acho que Pelé jogava como um deus todo dia. Antes de ser santista, eu era Rei Pelé Futebol Clube. Eu me lembro da Copa de 58, ainda tenho o som das narrações de rádio na memória).

* Se fôssemos gostar ou desgostar de nossos mitos e ídolos pelo que fazem fora da profissão, não ouviríamos Wagner.

* "Essa copa tem muito pouco a ver com futebol." Não tem maracutaia da Fifa que faça um gol como os de Neymar e Oscar neste jogo.

* Faz parte, é condenável, mas só maracutaia não produz o espetáculo que é uma Copa do Mundo Ou um campeonato europeu, ou um campeonato brasileiro. Tem coisas feias de ver? O Santos perdeu para o Ituano, fazer o quê?

* O jogo acaba quando termina. O Brasil ganhou cinco copas, já foi a várias finais. Maracutaia?

* Tem sempre um time africano que surpreende a alegra. Pode ganhar. No Mundial de Clubes de 2013, um tal Raja Casablança, do Marrocos, eliminou o Galo de Ronaldinho Gaúcho e disputou o título com o Bayern (e perdeu hehe).

* Em Portugal, quando dizem Ronaldo, referem-se a Cristiano. Aqui no Brasil Ronaldo é o Fenômeno. Como tem outro fenomenal, nós o chamamos Ronaldinho. Temos muitos, manja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário